STF julga constitucional a norma que elevou a tributação do lucro liquido das seguradoras

No último dia 15 de junho, o Plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) julgou improcedente a Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI 5485), proposta pela Confederação Nacional das Empresas de Seguros Gerais, Previdência Privada e Vida, Saúde Suplementar e Capitalização (CNSeg), para contestar a Lei 13.169/2015, que elevou de 15% para 20% a alíquota da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL) para as seguradoras.

Na mesma oportunidade, foi também julgada improcedente a ADI 4101, proposta pela Confederação Nacional do Sistema Financeiro (Consif), que contestava a Lei 11.727/2008, que aumentou de 9% para 15% a alíquota da CSLL das instituições financeiras e equiparadas.

As requerentes apontam que a elevação das alíquotas da CSLL desrespeita o princípio da isonomia, uma vez que a autorização estabelecida artigo 195, parágrafo 9º, da Constituição Federal para distinções de base de cálculo e alíquotas em razão do segmento econômico deve ser feita por critérios quantitativos aplicáveis a todos os segmentos.

No entanto, este não foi o entendimento do STF. O colegiado acompanhou o voto do Relator das ADIs, Ministro Luiz Fux, que não vislumbrou a alegada violação ao dispositivo constitucional, na medida em que aplica alíquotas diferenciadas em razão da atividade econômica exercida, exatamente como preceitua o artigo 195 da nossa Constituição.

Segundo o Ministro, a exigência de alíquota diferenciada da CSLL das instituições financeiras e equiparadas não afronta o princípio da isonomia, mas pelo contrário, tem a finalidade de materializar o referido princípio, ao tratar de maneira desigual contribuintes que se encontram em situação diversa.

Fonte: STF 17/06/2020 – ADI 4101 – ADI 5485.

As equipes de seguros e tributária do Costa Tavares Paes Advogados estão à disposição para prestar informações adicionais.

O Costa Tavares Paes Advogados nasceu em 2010 e conta com escritórios em São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília. Saiba mais sobre a banca e nossos serviços.